ATRAÇÕES DA REGIÃO

PISCINAS NATURAIS TAIPÚS DE FORA

  • Taipús de fora, State of Bahia, Brazil
  • 11.81 km da acomodação

A 14 km da Pousada Sitio da Bia, as piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora estão entre os mais belos motivos que levam turistas à Península de Maraú. Entre os arrecifes e corais desse pedacinho da Costa do Dendê, o mar vira piscina e presenteia os visitantes com um cenário paradisíaco. Difícil acreditar que aquelas porções de água em maravilhosos tons de azul e repletas de peixes coloridos se formam bem ali, à beira da faixa de areia. Diferente de outros destinos da Bahia e do Brasil onde há piscinas naturais, em Taipu de Fora, não é preciso pegar barco, lancha ou jangada para chegar à atração. Basta entrar no mar para já estar dentro das piscinas.

Para curtir bem as piscinas naturais, lembre-se de levar snorkel e máscara de mergulho. Os corais oferecem lindas formações e há muitos peixinhos coloridos nadando por lá. Mesmo fora da água, é possível observá-los, afinal, o mar é muito transparente nesse trecho da Península de Maraú. Quem quiser ir além do mergulho de superfície poderá investir em um passeio de stand up. Na praia, é possível alugar todo o equipamento.

Um detalhe importante deve ser observado no momento de ir à Praia de Taipu de Fora: as piscinas naturais se formam apenas na maré baixa, especialmente nas luas cheia e nova, quando a variação do nível do mar é maior e a maré baixa com mais intensidade. Quanto menor a maré, melhor será a visualização das piscinas. Sendo assim, a visita à Praia de Taipu de Fora para ver o fenômeno das piscinas deve acontecer no horário e dia em que a maré esteja baixa. É importante salientar que as piscinas naturais de Taipu de Fora não acontecem em toda a extensão da praia.

BARRA GRANDE E TAIPU DE DENTRO

  • Barra Grande, Maraú - State of Bahia, 45520-000, Brazil
  • 15.64 km da acomodação

A principal base para quem pretende visitar a Península de Maraú é a simpática vila de Barra Grande. Com chão de terra, restaurantes deliciosos e uma igrejinha para completar o cenário de interior, Barra Grande é ponto de visita certo. Ao passear pela vila, não deixe de caminhar pelo Boulevard da Barra e curtir ao menos uma noite por lá. Outro vilarejo que merece um passeio é Taipu de Dentro. Apesar de a praia não ser tão bonita quanto às do lado oceânico (Taipu de dentro está voltada para a Baía de Camamu), o vilarejo é uma delícia para o pôr do sol e uma cervejinha com petiscos ao final da tarde.

PRAIA PONTA DO MUTÁ

  • Ponto do Mutá, Maraú - BA, 45520-000
  • 16.50 km da acomodação

A tarde chega e, com ela, os turistas correm para curtir o pôr do sol na Ponta do Mutá. É hora de relaxar de frente para o espetáculo que acontece todos os dias no mar, onde o sol se põe e a cada minuto o céu é colorido por novos tons, sempre surpreendentes. A Praia da Ponta do Mutá tem mar calmo, areia clara e é ótima para passar o dia, porém é perto do entardecer que ela se torna uma das principais atrações da Península de Maraú.

Com o pôr do sol mais famoso da região, a Ponta do Mutá é ponto de parada certo de quem está em Barra Grande para alguns dias de descanso. A praia tem bons bares, com diferentes estilos musicais e cadeirinhas sempre convidativas a relaxar. O mais tradicional é o Sol do Mutá, mas quem prefere estilos musicais diferentes pode experimentar também o Oh Bar e o Café de La Musique, onde a festa apenas começa com o pôr do sol. Quando a região está cheia de turistas, as festas costumam seguir noite adentro, com direito a fogueira, bons drinks e taças de espumante para brindar às belezas da Bahia

ILHA DA PEDRA FURADA

  • Pedra Furada, Formosa do Rio Preto - BA, 47990-000, Brazil
  • 838.99 km da acomodação

Principal parada dos passeios de lancha e barco que partem da Península de Maraú e Barra Grande, a Ilha da Pedra Furada é uma das mais belas da Baía de Camamu. Mesmo sendo uma propriedade particular, turistas são autorizados a visitar o interior da ilha mediante pagamento de taxa de R$ 5,00. Quem desejar ficar apenas na praias, não precisará pagar a taxa, já que a praia é pública.

A Ilha da Pedra Furada é um daqueles cenários naturais que rendem imagens maravilhosas. Prepare a câmera e capriche nos cliques entre as formações rochosas que permeiam a ilha, entre elas, a famosa pedra furada. Há ainda uma pequena gruta, de nome Gruta da Vagina, por onde passam os turistas para chegar à outra ponta da ilha. 

Sem dúvida, um momento curioso do passeio. Não deixe de procurar também pela placa do “escritório”. Um ótimo registo à beira-mar para mostrar aos amigos quão difícil estão sendo os seus dias na Bahia. A parada na Ilha da Pedra Furada não costuma ser longa, já que há outras ilhas no roteiro, como Goió, Sapinho (parada estratégica dos barcos para almoço) e Campinho. No geral, os grupos levam uma hora curtindo o lugar. Além da paisagem exuberante da ilha, vale curtir também o mar calmo que cerca essa pequena porção de terra da Baía de Camamu.